Enbrageo Engenharia Ltda. Desde 1991

Estacas

Em 1952 na Itália o Dr. Fernando Lizzi desenvolveu uma nova tecnologia, executando estacas de pequenos diâmetros, originalmente chamadas de “pali radice” (estacas raiz).

As estacas raiz foram concebidas para serem moldadas in loco, onde a diversidade de equipamentos de perfuração, aliados ao seu processo executivo permite que elas possam ser executadas em quaisquer condições de subsolo, desde solos moles orgânicos a rochas sãs.

Inicialmente destinou-se ao reforço de fundação de edifícios históricos e monumentos por oferecer suporte para estruturas e edificações com o mínimo de deformações ou recalques. Podem ser executadas sem afetar a estrutura cuja fundação estava sendo reforçada, mesmo em espaços restritos e condições diversas de subsolo. Atualmente o seu emprego foi ampliado e é universal, sua aceitação é unânime em numerosas finalidades, desde contenção de encostas até fundações de edifícios pesados.

A metodologia executiva destas estacas prevê a instalação rotativa de revestimento no terreno, através da utilização de perfuratriz rotativa ou rotopercussiva. O processo de instalação é facilitado pela circulação de água injetada pelo interior do revestimento, que remove os detritos, formando um espaço anelar em torno do tubo. Após a instalação da armação a argamassa é introduzida por bombeamento, de modo ascendente, garantindo o seu pleno preenchimento.

A retirada do revestimento é acompanhada com concomitante aplicação de pressão.