As estacas raiz são concebidas para serem moldadas in loco, onde a diversidade de equipamentos de perfuração, aliados ao seu processo executivo permite que elas possam ser executadas, em quaisquer condições de subsolo, desde solos moles orgânicos até rochas sãs.
Inicialmente o seu emprego destinava-se a utilização como reforço de fundação de edifícios históricos e monumentos por oferecer suporte para estruturas e edificações com deformações ou recalques mínimos; não afetar a estrutura cuja fundação estava sendo reforçada; poder ser instaladas em espaços restritos; ser passível de execução em condições diversas de subsolo. Atualmente o seu emprego foi ampliado e é universal. Sua aceitação é unânime com numerosas finalidades, desde contenção de encostas até fundações de edifícios pesados, ou mesmo de alta complexidade.
A metodologia executiva destas estacas prevê a instalação rotativa de revestimento no solo, através da utilização de perfuratriz rotativa ou roto-percussiva. O processo de instalação é facilitado pela circulação de água injetada pelo interior do revestimento, que remove os detritos, formando um espaço anelar rugoso no terreno em torno do tubo. Após a instalação da armação a argamassa é introduzida por bombeamento, de modo ascendente, garantindo o seu pleno preenchimento.
O processo executivo de perfuração em solo, aliado à sua concretagem garantem grande resistência lateral de seu fuste, permitindo que estacas com relativo diâmetro, alcancem cargas geotécnicas de elevada monta.
A ENBRAGEO é reconhecida no meio da Engenharia Geotécnica como uma das empresas mais capacitadas na execução das Estacas Raiz, sendo inclusive referência nacional.