As contenções são estruturas destinadas a contrapor-se aos empuxos ou tensões geradas em maciço, cuja condição de equilíbrio é alterada por algum tipo de movimentação e/ou deformação do solo, de modo a prover estabilidade contra a sua ruptura.
As obras de Contenção além da estabilização de encostas, são frequentemente utilizadas na criação de subsolos de edificações urbanas, em estruturas que permitam a criação de plataformas em corte e/ou aterros, bem como, praticamente em todo projeto de estradas, de pontes, de canalizações, de saneamentos, de metrôs, etc.
A necessidade de escavações, especialmente em obras urbanas, cada vez mais profundas, com edificações que muitas vezes possuem os limites dos subsolos encostados em suas divisas, tem exigido estruturas com paramentos resistidos por ancoragens injetáveis e protendidas (tirantes), responsáveis por absorver os esforços atuantes.
Além da utilização de tirantes como contenção em paramentos estruturais atirantados, também pode, em muitos casos, ser empregada a técnica de melhoria de solo conhecida como “Solo Grampeado” que utilizando chumbadores ou grampos promovem a estabilização geral do maciço.
A ENBRAGEO como especialista em soluções de contenção de solos com a utilização de ancoragens em solo, foca sua vasta expertise na utilização de tirantes e chumbadores em todos os campos da geotecnia e fundações, sempre acompanhando o desenvolvimento da tecnologia mundial para o assunto, inclusive muitas vezes de forma pioneira no Brasil, tais como os tirantes auto perfurantes e tirantes do tipo SBMA-Removível.